Conheça o Adianti Framework para PHP:

  • Desenvolvimento com componentes;
  • Formulários e datagrids.
  • Versão Web e Desktop (Gtk);
  • Multiplataforma;
  • Desenhe as interfaces;
  • IDE própria (Adianti Studio).
Ver detalhes...

Estou escrevendo esta mensagem no último dia do Fórum do Gnome e 3a Latinoware. Foi um grande evento que superou as expectativas. Encontrei novamente o Timoty Ney, a Isabel, Marcia, Cláudio Dutra, Ricardo Macari, Djalma, Mazoni, Everaldo Canuto, além dos novos Nathan da Dreamworks (parabéns pelo Shrek2 :-) e o Henri (Finlandês do projeto Midgard). Foi show de bola. Minha palestra lotou da primeira vez (+ 100 pessoas) e tive de repeti-la para mais umas 60 pessoas que aguardavam... Me senti praticametne um Rolling Stone, hehehe.

Postado em

Em 24 de Novembro, estive na Unifra - Centro Universitário Franciscano para falar das minhas experiências malucas como desenvolvedor de software livre, no 3 SIRC, a convite do professor Marcos Cassal. A proposito, ele e sua esposa são pessoas muito queridas. Jantamos todos juntos, Fernanda e eu, os dois, e o professor Bertoto da FTEC, que esteve falando sobre computação ubíqua, muito interessante por sinal. Ainda de quebra encontrei alguém da mesma tribo que eu, o Eduardo Bachi Kienetz do site noticiaslinux.com.br, foi uma noite especial.

Postado em

No dia 20 e 21 de Outubro eu estive na Sitec (www.cti.furg.br/sitec) - Semana de tecnologia em computação e geomática para falar sobre PHP5 e PHP-GTK a convite do professor e amigo Carlos Rocha. Foi uma noite muito agradável onde o público que estava presenta fez perguntas empolgantes. Na manhã do dia seguinte, falei sobre PHP-GTK, novamente para um grande público. Rio Grande é uma cidade muito especial, além de toda sua história e cultura, mostra um grupo de pessoas muito interessadas em novas tecnologias.

Postado em

Nos dias 22 e 23 de Setembro, estive em Belém do Pará a convite do amigo Marcelio Leal, para falar na SEPAI, Semana Paraense de informática. Lá tive 3 participações, a primeira numa calorosa mesa redonda cujo assunto era PHPxJavax.NET, com os colegas Rogério e Edgar, onde pudemos promover nossas tecnologias num ambito técnico sem atacar o outro. Também finalmente encontrei o velho amigo Hugo Sacramento, velho parceiro de códigos em PHP-GTK pela internet e o Ézio, figura consagrada no meio :-) Em duas outras duas participações falei sobre o Agata Report para um público entusiasmado e que contava com presenças ilustres como o Cabelo, figuraça da comunidade Linux. Belém é um lugar maravilhoso. Praticamente despenquei lá, devido ao fato do piloto do avião ser meio barbeiro e gostei muito do clima, do peixe, das águas, uma cultura ímpar.

Postado em

De 28 de Agosto até 6 de Setembro estive em Goiás pela primeira vez, na cidade de anápolis para dar o treinamento do Agata e do GNUTeca. Cidade bela, mas muito quente e seca :-) Aproveitei a viajem para ler novamente "A catedral e o bazar" do grande Eric Raymond. Continuo com a minha mania de tirar fotos de comida ;-) Na volta, uma grande coincidência: Encontrei meu amigo épico Fernando de Lacerda Machado no mesmo vôo !!

Postado em

Ufa, finalmente tirei um tempo para publicar as fotos do fórum... Neste ano, como nos outros, não tive muito tempo para olhar palestras, mas pude reencontrar velhos amigos de outros fóruns. Neste anos, minha palestra foi sobre PHP5 e procurei abordar fortemente a questão de orientação a objetos, getters, setters, herança, interfaces, SimpleXML, SQLite, WebServices, dentre outros.

Postado em

Neste mês de Maio estive na FABEC no Rio de Janeiro para implementar o GNUTeca.

Mas antes de começar os trabalhos, fiz um pouco de turismo na cidade, visitando o Cristo e o Bondinho, o dia tava meio nublado, mas as fotos ficaram legais. Nas fotos também constam o ambiente de trabalho e do quarto do hotel, onde passei 2 noites lendo o livro "Odisséia" de John Sculley, recomendo... Nas fotos também algumas imagns da de uma antiga igreja no centro.

Postado em

Dos dias 14 a 22 de Março estarei todas as tardes ministrando treinamento de Agata Report na Univates, serão vários módulos, módulo básico, como extrair relatórios do sistema acadêmico, o SAGU, como extrair relatórios do Microsiga (juntamente com a www.triadeweb.com.br e como extrair relatórios do sistema da biblioteca (GNUTeca).

Neste ano, os alunos aprendem a manipular um grupo pequeno de tabelas de exemplo (no módulo básico) para se familiarizar com o Agata e a lógica da construção de cada relatório.

São quase 30 pessoas passando pelo treinamento, as quais devem utilizá-lo em suas tarefas operacionais do dia a dia para emitir relatórios, cartas, documentos, etiquetas, gráficos, sumarizações, planilhas, dentre outros.

Postado em

Nos dias 9, 10 e 11 de Fevereiro estive de volta ao Rio, exatamente após o carnaval, como em 2004, só que dessa vez para implantar o Agata Report na DataBras, empresa que desenvolve sistemas para a Receita Federal, mais especificamente para a área de comércio exterior.

Dessa vez foi para implantar a novíssima versão Web do Agata 7.0, chamada de AgataWeb. Depois de algumas implementações e customizações locais já estava pronto para a utilização em substituição do sistema Hymperium. Se compararmos o Agata com a versão ilimitada do hymperium, a economia pode chegar até R$ 80 mil. O Agata será disponibilizado para fiscais da receita federal realizarem relatórios. De acordo com quem participou da implantação, o Agata Report se mostrou bem mais simples de utilizar que a ferramenta anterior, o que reduzirá o suporte aos usuários.

Postado em
2016  2015  2014  2013  2012  2011  2009  2008  2007  2006  2005  2004